Mergulhe nas maravilhas do Algarve

Mergulhe nas maravilhas do Algarve

Quando se trata de falar de um lugar com uma beleza tão diversa como o Algarve, não podemos deixar de mencionar cinco elementos principais: a comida, o clima, o custo de vida, a segurança e, claro, o oceano (e velejar)!

 

Já imaginou viver num lugar onde o sol brilha mais de 300 dias por ano, com a possibilidade de se alimentar de uma dieta mediterrânea à base de produtos locais e ingredientes frescos? E se lhe disséssemos que Portugal é considerado o 3º país mais seguro do Mundo pelo relatório de 2017 do Global Peace Index e que o seu povo é amável e está disposto a ajudar? Sim, bem-vindo ao Algarve, a região mais a sul de Portugal.

 

O Algarve costumava ser um destino de sol e praia, mas cedo se tornou famoso por uma variedade de coisas que o tornam atraente por diferentes razões, desde o pôr do sol de tirar o fôlego em Sagres, às rotas de trekking nas falésias altas junto ao mar, observação da vida selvagem e desportos aquáticos, diferentes tipos de mercados locais, feiras e exposições artesanais, apresentações de teatro e festivais de música. As modalidades de vento, como a vela, são os desportos mais apreciados pela comunidade local, mas também os visitantes e expatriados que querem aprender a navegar ou apenas divertir-se a acelerar numa lancha (ver mais aqui).

 

Se aterrar em Faro, não deixe de conhecer a zona envolvente, visto que é a capital da região do Algarve, e tem alguns monumentos históricos muito interessantes, sendo também famosa pelo seu grande número de praias, sendo à volta de 20.

Considere Lagos para passar a maior parte dos seus dias, já que a antiga cidade marítima é o lugar que combina natureza, desporto, comida local e vida noturna. O ideal é escolher uma manhã e sair da Marina de Lagos num pequeno barco que o levará à descoberta das grutas. É uma das principais atividades do Algarve que não pode perder. De Lagos até à Ponta da Piedade, conseguirá entrar nestas grutas espantosamente recortadas, cada uma com uma representação diferente e um facto interessante por detrás. Escolha um charter privado para navegar ao longo da costa e planeie ancorar o barco em Ferragudo para que possa desfrutar de uma boa refeição nesta antiga vila piscatória com tanto para descobrir. No caminho de volta, pare na Marina e tome um cocktail fresco enquanto assiste ao pôr do sol, observando o incrível cenário de cores do crepúsculo, e não programe apenas o seu jantar num dos restaurantes de peixes locais (A lota, Barrigada) mas também o dia seguinte, quando não quiser perder uma experiência de velejar com todo o pacote incluído: aprendizagem, diversão, banhos de sol e alimentação a bordo, prestados por uma equipa de profissionais que muito provavelmente irão transformar o seu dia num memorável postal das suas férias no Algarve.